• Aleitamento materno: não se renda!

Os primeiros dias com o seu bebé em casa não são fáceis. Há quem diga que o aleitamento é mais duro que o próprio parto. Depende do caso, mas nas primeiras semanas em que amamenta o seu bebé certamente encontrará alguns problemas e será útil ter determinadas informações à mão.

Contamos-lhe tudo o que precisa de saber e que ninguém se atreveu a explicar-lhe sobre o aleitamento materno.

 

Cuidado com as gretas

Principalmente no início, é possível que sofra de gretas ou até lesões nos mamilos. É uma área muito sensível que não está acostumada à sucção constante do seu bebé. Poderá aplicar uma pomada para hidratar e aliviar a área. Não se preocupe, à medida que o tempo passa, a pele endurecerá, acostumando-se ao aleitamento, e deixará de doer. Estamos preparadas para isto.

Caso contrário, talvez a postura do seu bebé não seja a correta. Poderá consultar um grupo de apoio da Leche League ou pedir à sua parteira que o veja. Corrigindo a postura o problema deverá resolver-se.

Se, em algum momento, notar dor ou inflamação no peito e febre, consulte o seu médico. A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias que, frequentemente, requer tratamento. Não ocorrerá se esvaziar corretamente os seios. Experimente aplicar calor antes de cada mamada. O calor ajudará a evitar possíveis obstruções. Ao terminar, experimente algo frio, sentir-se-á aliviada.

 

A natureza é sábia

Se tiver problemas com a quantidade de leite que produz, não entre em pânico. Se for em excesso, não se preocupe. Em alguns dias, a produção regularizar-se-á. O seu corpo é sábio e produzirá o leite que o seu bebé necessitar. A sucção é que estimula a produção. Portanto, se o seu bebé necessitar de menos, o seu corpo captá-lo-á rapidamente.

Se, pelo contrário, notar que o problema é precisamente o contrário, que não produz leite suficiente, deverá estimular a produção colocando o seu bebé ao peito mais vezes. O seu organismo interpretará que a criança necessita de mais leite, e em alguns dias, começará a ter uma maior quantidade.

 

Com precaução

Verá que durante o tempo em que amamentar exclusivamente a peito não menstruará. É normal. Depende de cada caso, mas esta poderá não surgir durante alguns meses. Embora seja pouco provável que fique novamente grávida, não confie. Tome precauções porque é possível que aconteça.

 

Cuide da sua alimentação

É importante que siga uma alimentação equilibrada para que o seu bebé receba as vitaminas e nutrientes de que necessita. Certamente terá mais fome. Não conte as calorias, mas tenha cuidado com o que come. Esforce-se por comer grãos e cereais integrais, frutas e verduras frescas e alimentos ricos em proteínas, cálcio e ferro. Ceda a um capricho de vez em quando com algo doce, mas não exagere.

Quando tiver superado os problemas iniciais e puder amamentar o seu bebé sem incómodos físicos, começará a desfrutar plenamente do aleitamento materno. Terá valido a pena o esforço.

 

 

 

Imagen destacada

157624374_3.jpg

Imagen promocionado

157624374_4.jpg

POSTOS RELACIONADOS

  • Fevereiro 6th, 2014 |
  • Fora com as fraldas!

  • FacebookTweet Como saber quando o seu bebé está preparado para deixar as fraldas? Como fazer? São muitas as perguntas que surgem na hora de dizer adeus às fraldas. É um processo longo em que o […]

  • ler mais >
Mais histórias
Fora com as fraldas!