- junio 27th, 2013 |
- Sabia que os acidentes domésticos são a razão mais frequente para as consultas de urgência?
- Em Arnidol® explicamos-lhe como ensinar os seus filhos a preveni-los desde muito pequenos.
- E você, como protege os seus filhos dos acidentes domésticos?
É impossível que o seu filho não caia uma vez ao brincar, que chegue a casa sem arranhões, e que os seus joelhos estejam sem nódoas negras. Faz parte de ser uma criança. Na maioria das vezes, não tem qualquer importância. No entanto, há algo mais preocupante do que as consequências normais das brincadeiras: os acidentes domésticos.
Os acidentes domésticos são uma das principais causas de mortalidade infantil e a razão mais comum para as visitas aos serviços de urgência dos hospitais durante a infância. Muitos são causados por negligência dos adultos, mas também se devem à curiosidade da criança, ao seu desconhecimento dos riscos, aos seus impulsos para ser mais autónoma e à tendência de imitar o comportamento dos adultos.
Portanto, a maioria dos acidentes domésticos são previsíveis e por isso evitáveis. Poderá começar por tomar algumas medidas de segurança. Mas o mais importante é ensinar o seu filho a preveni-los. Como? Orientando a sua curiosidade, travando a sua desobediência e combatendo a sua ignorância.
Não lhe incuta o medo, mas explique-lhe que há certos comportamentos que podem ser perigosos. Por exemplo, explique-lhe:
- Não deve andar descalço em casa, especialmente na cozinha, pois pode haver pedaços de vidro e pode bater com os pés na mobília
- Subir aos móveis não é um comportamento correto nem educado.
- Ao olhar para fora da janela deve fazê-lo a partir de uma certa distância, sem se apoiar na borda ou debruçar-se. Não deve vê-la fazer isso!
- Antes de colocar as mãos sob a torneira ou entrar na banheira deve verificar a temperatura da água para não se queimar. Mostre-lhe como o deve fazer!
- Não deve colocar os brinquedos na boca porque corre o perigo de os engolir.
- Brincar com facas, garfos e outros objetos cortantes é muito perigoso.
- Deve usar um capacete quando andar de patins ou de bicicleta, porque se cair não se magoará tanto. Coloque-o também sempre que andar de patins ou de bicicleta com o seu filho!
- Na rua deve cumprir as regras básicas de segurança rodoviária: Não deve atravessar a estrada sem um adulto e muito menos quando a luz estiver vermelha. Ao caminhar no passeio deve prestar atenção ao que pisa. Dê o exemplo!
- Em dias de muito sol deve proteger a pele com protetor solar, pois os raios solares causam queimaduras. Mostre-lhe como o fazer!
E, que medidas pode tomar para o proteger?
Tente ter o mínimo possível de objetos no chão e, principalmente, nas zonas de passagem. Coloque adesivos antiderrapantes na banheira e proteções nos cantos das mesas e tomadas. Se a casa tiver escadas, instale corrimões. Coloque portões e grades nas janelas e evite colocar móveis perto delas.
Na cozinha, afaste o seu filho da área do balcão. Cubra os tachos e panelas e certifique-se de que as pegas estão sempre para dentro, sem sobressair do mármore. Mantenha fora do alcance das crianças, facas, fósforos, isqueiros e quaisquer objetos cortantes, pontiagudos ou perigosos. É também importante manter os medicamentos e os produtos de limpeza armazenados de forma segura.
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.
LOS SUPERPODERES DE ARNIDOL