- junio 27th, 2013 |
- O que deve fazer se o seu filho ficar cheio de borbulhas? Como lhe pode aliviar a febre? E se lhe doer a barriga?
- Em Arnidol® falamos-lhe de algumas das doenças mais comuns nas crianças e sobre o que fazer em cada caso.
- Antes porém, consulte o seu pediatra para confirmar o diagnóstico do seu filho.
Apesar de tentar mantê-lo longe de vírus e bactérias, numa ou noutra ocasião, o seu filho irá chegar a casa com uma dor de barriga ou com um pouco de febre. É inevitável que apanhe algumas das doenças mais comuns nas crianças: gastroenterite, varicela… Vá ao médico para diagnosticar o seu filho e ajudar a reduzir o seu desconforto e siga os conselhos que lhe damos em Arnidol®.
Se o seu filho acordar com borbulhas e erupções na pele…
Não deve ser sarampo ou rubéola. Estas doenças desapareceram no nosso país graças às vacinas. Mas poderá ser:
Varicela. Manifesta-se através de erupções no rosto e no peito e febre geralmente baixa. As manchas evoluirão para vesículas cheias com um líquido tal como a água. Finalmente a pústula seca e converte-se numa crosta. Sendo um vírus, o médico não pode receitar um tratamento antibiótico. A doença deve seguir seu curso.
Uma dica… Os banhos de água morna ou as compressas com água de flor de laranjeira aliviarão a comichão do seu filho. Para evitar que se coce, corte-lhe as unhas e vista-o com mangas compridas de tecido respirável.
Atenção! Não deverá usar pó de talco ou cremes.
Roséola. Muito comum em crianças entre os 6 meses e os 2 anos. É um vírus que causa uma febre muito alta. Três ou quatro dias depois, a febre baixa de repente e aparece abruptamente uma erupção no rosto e no tronco. É uma condição benigna e não necessita de antibióticos. Mas…
Atenção! Contagia-se com muita facilidade.
Escarlatina. É uma doença causada pela mesma bactéria que as amígdalas com pus. Provoca dor de garganta, febre alta, e no terceiro dia, erupção cutânea em todo o corpo. Aos 10-15 dias começa a pelar. Logo que for diagnosticada pelo médico, deverá começar a tomar um antibiótico.
Uma dica… Dê-lhe banhos de água morna e corte-lhe as unhas para evitar que se lesione ao coçar.
Atenção! Não coloque nenhum creme sobre a erupção porque piora a sua condição.
Ainda há crianças que sofrem de papeira
A papeira é uma doença típica da infância, embora no nosso país esteja praticamente extinta graças à vacinação. Caracteriza-se pelo aumento das glândulas salivares e por dores nas mesmas, acompanhado de uma febre ligeira durante cerca de quatro dias.
Uma dica… Só podemos aliviar a dor com analgésicos e pela ingestão de muitos fluidos. As compressas com infusão de flores de calêndula atuam sobre o inchaço.
Atenção! A criança necessita de repouso.
Se o seu filho tem dores de barriga…
As mudanças na dieta, stress, problemas de dentição ou mesmo os vírus intestinais podem causar ao seu filho distúrbios gástricos e diarreia até dois ou três dias. É importante que a criança fique na cama e beba muitos líquidos. Não necessita de comer se não lhe apetecer, mas poderá dar-lhe água de arroz, que é adstringente.
Uma dica… Dê-lhe uma dieta leve composta por alimentos adstringentes como o arroz, a maçã assada e o peixe cozido. Evite alimentos fritos e doces. Quando se começar a sentir melhor, incorpore gradualmente outros alimentos até voltar ao normal.
Atenção! Vigie-o para garantir que não tem febre muito alta. Se assim for, ou se os sintomas persistirem, consulte o pediatra.
Se o seu filho tem febre
A febre pode ser um sintoma de muitas doenças, a maioria delas leves. Pode até aparecer depois de dormir mal ou após a vacinação. A febre é um mecanismo de defesa que todos temos contra agentes externos e, por conseguinte, não é aconselhável dar antipiréticos se não for superior a 38 °C.
Uma dica… Para aliviar e baixar a febre, tire a roupa ao seu filho, coloque-lhe compressas frias ou coloque-o na banheira com água morna. Dê-lhe muitos líquidos para evitar a desidratação.
Atenção! Chame o seu médico se a febre persistir ou se também tiver vómitos ou convulsões.
LOS SUPERPODERES DE ARNIDOL